Teste de velocidade: Qual a importância de medir a velocidade da internet com teste de velocidade

Categorias Geral
Teste de velocidade Qual a importância de medir a velocidade da internet com teste de velocidade

Você sabe o que é um velocímetro de internet e qual a sua importância? Saiba aqui neste artigo o principal objetivo dessa ferramenta, e como a mesma funciona.

Teste de velocidade Qual a importância de medir a velocidade da internet com teste de velocidade

Atualmente a internet é o meio de comunicação mais utilizado no mundo inteiro, seja para entretenimento, trabalho, estudo, entre outros. Por esse motivo é necessário que as provedoras de internet ofereçam um serviço de qualidade e de acordo com o pacote de dados contratados pelo cliente.

Para avaliar se está recebendo pelo pacote que contratou e encontrar os motivos que podem estar prejudicando a velocidade do serviço, são realizados testes a partir do velocímetro de internet.

Velocímetro de Internet

O Velocímetro de internet é uma ferramenta que realiza o teste de velocidade de internet oferecida pelos provedores. Com essa ferramenta é possível saber qual é a velocidade de latência, download e upload de sua internet, ou seja, os principais critérios de avaliação desse importante serviço de comunicação.

Entenda como funciona o teste no velocímetro de internet

Um teste de velocidade no velocímetro de Internet mostrará os resultados do carregamento, download de dados em Mbps (megabits por segundo). Seus resultados podem variar em diferentes momentos do dia devido ao congestionamento da rede, etc.

O teste de velocidade no velocímetro de Internet, também pode ser usado como uma ferramenta para determinar se há algo errado com sua conexão ADSL. Se o seu site favorito demora a carregar, é preciso realizar um teste de velocidade de Internet para saber se os resultados são comparáveis ​​aos resultados anteriores. Se sim, então você sabe que não é a sua rede que tem um problema, talvez, pode ser a quantidade de aparelhos conectados à mesma rede ou horários de pico, no qual muitas pessoas utilizem o serviço de mesma provedora.

Confira a seguir quais os três pontos avaliados pelo velocímetro de internet para identificar a real velocidade da conexão.

 

Latência

Primeiro, o velocímetro de internet detecta o servidor mais próximo de sua localização e, em seguida, envia PINGS para esse servidor para verificar a latência. O  teste de velocidade envia vários pacotes de dados para o servidor através da conexão com a Internet do usuário, encaminhando os pacotes para o aparelho do usuário. Após o processo de envio e recebimento ter sido concluído, o teste de velocidade calcula o tempo de recepção dos dados do servidor em milissegundos, que é chamado de taxa de latência ou PING.

 

Download

Em segundo lugar e para verificar a velocidade de download, o velocímetro de internet permite que o seu computador baixe arquivos pequenos através de várias portas do servidor web.  Assim é medido o tempo de download para estimar a velocidade da sua conexão. Durante o processo de download, o número de bytes baixados em um segundo é detectado e convertido em Megabits por segundo.

 

Upload

Finalmente, para verificar a velocidade de upload, o velocímetro de internet, carrega vários pacotes para o servidor mais próximo e calcula todos os bytes carregados em um segundo, depois os converte em Mbps para mostrar a velocidade de upload em Megabits por segundo.

Desse modo, é possível realizar o teste de velocidade de internet através do velocímetro e avaliar a qualidade do serviço prestado pelas provedoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *