Santa Casa BH: conheça a Santa Casa de Belo Horizonte

Categorias Saúde
Santa Casa BH

A Santa Casa BH foi inaugurada em 1868, um ano após a fundação da capital mineira. A Santa Casa BH foi uma iniciativa de um grupo de personalidades da época que perceberam a carência de assistência médica aos que não possuíam recursos.

Esse grupo formou a Associação Humanitária da Cidade de Meninas, o primeiro passo para construir um hospital que pudesse atender a todos, inclusive a população carente.

Hoje, a Santa Casa BH é um complexo hospitalar respeitável e que presta atendimento para todos que dela precisam.

Santa Casa BH

Quais os serviços são oferecidos pela Santa Casa BH?

A Santa Casa BH conta com um pronto atendimento adulto e pediátrico, com instalações adequadas para atender pessoas em situação de urgência e emergência.  A unidade conta com leitos, salas de reanimação e observação, além de consultórios médicos com diversos especialistas.

O pronto atendimento conta também com novos equipamentos, móveis e utensílios funcionais para melhor atender seus pacientes.

Além disso, a Santa Casa BH oferece plantão 24 horas em cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia, pré-natal e ortopedia.

Estrutura da Santa Casa BH

A Santa Casa BH tem o objetivo de prestar serviços de saúde e conduzir pesquisas clínicas na instituição. O intuito dos estudos é de promover o desenvolvimento da qualidade de vida e satisfação das pessoas por meio de projetos/estudos conduzidos com ética, transparência, segurança e qualidade.

 

A estrutura da Santa Casa BH é:

  • Escritório de apoio aos patrocinadores, centros de pesquisa e pesquisadores do âmbito regulatório, jurídico e financeiro;
  • Ambulatório nas dependências da Santa Casa BH;
  • Consultórios médicos devidamente equipados para atender com qualidade e exclusividade os pacientes;
  • Laboratório para processar amostras biológicas, com capela de fluxo laminar, centrífuga refrigerada e freezer;
  • Farmácia para armazenamento das medicações;
  • Sala para coleta;
  • Sala de eletrocardiograma;
  • Sala de monitoria;
  • Setor informatizado para arquivar o banco de dados.

Equipe especializada

A Santa Casa BH conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Os centros de pesquisa contam com o apoio de um corpo clínico formado por especialistas de excelência.  Eles possuem vasta experiência e conduzem estudos clínicos com muita propriedade.

A equipe da Santa Casa BH também conta com profissionais multidisciplinares com farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados e administradores.  Todos com alto grau de qualificação em pesquisa clínica e com vasta experiência na legislação, GPC e IATA.

Além disso, a Santa Casa BH conta com o auxílio de profissionais para a assessoria jurídica, setores de administração, financeiro e marketing.

Junto da equipe, atua um Comitê de Ética e Pesquisa, responsável pelas pesquisas desenvolvidas na Santa Casa BH.

Transparência

A Santa Casa BH é uma organização filantrópica e sobrevive de doações de pessoas físicas e jurídicas. Toda doação é destinada ao melhoramento da instituição, com o intuito de oferecer o melhor atendimento para os seus pacientes.

Para isso, a Santa Casa BH adota um sistema de transparência, publicando notícias, relatórios de prestação de conta anual e o estatuto para que todos tenham acesso aos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *