Dormir importante para a saúde sexual das mulheres

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Dormir o suficiente é uma parte essencial de um estilo de vida saudável. Novas pesquisas sugerem que, para mulheres mais velhas, também é importante para a função sexual delas.

Em um estudo publicado no mês passado na revista Menopause, os pesquisadores analisaram dados de 93.668 mulheres na pós-menopausa entre as idades de 50 e 79 anos nos Estados Unidos. Todos eram participantes do Estudo Observacional da Iniciativa de Saúde da Mulher, um projeto de pesquisa de longo prazo estabelecido pelo National Institutes of Health (NIH).

As mulheres responderam a perguntas sobre sua função sexual durante o ano anterior e seus hábitos de sono durante as quatro semanas anteriores.

No geral, 56% das mulheres disseram estar um pouco ou muito satisfeitas com a sua vida sexual e 52% tiveram relações sexuais com um parceiro durante o ano passado. Cerca de 31% das mulheres tiveram insônia.

Os cientistas descobriram uma ligação entre a gravidade da insônia e a satisfação sexual. Geralmente, as mulheres com pior insônia tendem a ser menos satisfeitas com suas vidas sexuais.

As mulheres que dormiam menos de sete horas por noite eram menos propensas a fazer sexo com um parceiro. Eles também tinham menos satisfação sexual.

As descobertas “[sugerem] a importância do sono suficiente e de alta qualidade para a função sexual”, escreveram os autores.

Sono e Saúde Sexual Feminina

dormir faz bem saude sexual

Nós ouvimos isso o tempo todo – durma mais!

Às vezes é mais fácil falar do que fazer, claro. Nós levamos vidas ocupadas, trabalhamos e nos divertimos muito, e cuidamos de crianças e pais idosos. Às vezes, ficamos acordados até tarde assistindo nossos programas de TV favoritos ou conversando em mídias sociais.

Mas o descanso é importante. Durante o sono, nosso corpo faz reparos importantes e nos ajuda a reajustar para o dia seguinte. Quando estamos privados de sono, simplesmente não podemos funcionar em níveis ótimos.

O sono também é importante para a saúde sexual. No inverno passado, falamos sobre os efeitos do sono nos homens . O sono de qualidade ajuda a produção de testosterona, melhora o julgamento sexual e reduz o risco de apneia obstrutiva do sono, que pode interferir nas ereções.

O sono é tão crítico para as mulheres. Vamos dar uma olhada no que algumas pesquisas recentes no Journal of Sexual Medicine descobriram.

 O estudo

Pesquisadores americanos trabalharam com 171 mulheres em idade universitária, pedindo que enviassem relatórios diários sobre sono e sexo por duas semanas. A primeira coisa da manhã, as mulheres revelaram quanto tempo demoraram para adormecer, sua duração do sono, e quão bem eles dormiram na noite anterior. A quantidade média de sono noturno entre as mulheres foi de cerca de 7 horas e 22 minutos.

Eles também responderam a perguntas sobre sua atividade sexual nas últimas 24 horas. Eles tiveram sexo vaginal, oral ou anal com um parceiro? Eles se masturbaram? Quanto desejo por sexo eles sentiram? Quão excitados eles se tornaram?

O sono é bom para o sexo

Os pesquisadores fizeram algumas descobertas interessantes.

  • Quanto mais as mulheres dormiam, mais desejo sexual sentiam no dia seguinte.
  • Para mulheres com parceiros regulares, dormir mais aumentou a probabilidade de ter relações sexuais no dia seguinte. Apenas uma hora extra de sono aumentou suas chances em 14%.
  • As mulheres que geralmente dormiam mais tendem a se sentir mais excitadas durante o sexo. (Excitação refere-se às mudanças físicas que acontecem quando uma mulher é sexualmente estimulada, como aumento do fluxo sanguíneo para os genitais e lubrificação vaginal).
  • No entanto, as mulheres ficaram menos excitadas no dia seguinte se dormiram mais por apenas uma noite.

Não está claro por que as mulheres responderam da maneira que fizeram. Os cientistas pensaram que poderia ter algo a ver com hormônios e mais pesquisas são necessárias.

Dicas do sono

Mesmo que não saibamos o motivo, o potencial para um sexo melhor ainda pode ser um incentivo para melhorar nossos hábitos de sono. Como podemos fazer isso? Aqui estão algumas dicas para uma boa higiene do sono.

  • Mantenha uma rotina de sono. Vá para a cama e levante-se à mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana. Dessa forma, seu corpo vai “saber” quando for hora de dormir.
  • Tenha um ritual relaxante na hora de dormir. Tome um banho, leia um bom livro, ouça música relaxante. Sinalize para o seu corpo que é hora de descansar.
  • Use sua cama apenas para dormir – a menos que você esteja fazendo sexo, é claro!
  • Desligue . Dispositivos eletrônicos como TVs, tablets e smartphones emitem luz azul, o que pode nos fazer sentir mais despertos e dificultar o adormecimento.
  • Peça ajuda. Se você se sentir sobrecarregado com as tarefas, peça a um amigo ou membro da família que compartilhe a carga. Se você está preocupado com um problema problemático, fale com alguém da sua confiança.
  • Consulte o seu médico. Às vezes, uma condição médica como a apneia obstrutiva do sono pode estar interferindo em nossa capacidade de descansar o suficiente. Você pode precisar passar uma noite ou duas em uma clínica de sono para identificar a causa. Distúrbios do sono podem ser tratados; seu médico pode orientá-lo sobre sua situação.

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