A tristeza depois do orgasmo

Categorias Sem categoria

Resultado de imagem para tristeza depois do orgasmo

A tristeza depois do orgasmo

Já diziam os romanos: post coitum omne animal triste est” (depois do sexo, cada animal está triste). Queda de energia, choros, tristeza e culpa, melancolia… muitas são as pessoas que garantem sofrer esses sentimentos depois de chegar ao orgasmo. A ciência foi batizado como disforia postcoital e acontece com mais freqüência do que pensamos. Mas, quais são as causas desta comoção depois de um ato, supostamente, prazeroso?

Disforia pós-coito
Para a sexóloga Ruth González Ousset, é uma questão de educação e cultura. Muitas pessoas usam o sexo como uma forma de receber carinho. ERRO! O sexo é sexo, e o amor e o carinho são coisas diferentes”, explica a terapeuta de casal, para quem há muita gente que ainda não foi normalizado o ato sexual: eu os chamo pessoas Disney, ou seja, a mulher que procura seu príncipe encantado e o homem que procura a sua princesa”.

Imagem relacionada

Geralmente, a disforia postcoital é um fenômeno que ocorre, sobretudo, aquelas sociedades que não têm uma educação sexual sólida e normalizada. Durante o ato sexual, florescem os beijos, carícias, arrumacos… tudo com um fim, chegar ao orgasmo. No entanto, em muitas ocasiões, atingido o clímax, tudo isso desaparece.” É aqui quando floresce o sentimento de frustração. Por isso, para a psicóloga, é muito importante a comunicação entre o casal Se você precisa de um abraço, deve obter este documento junto”, enfatiza Ousset.

Por outro lado, é esse sentimento de fracasso e desilusão após o sexo, por razões biológicas. Conforme explica o psiquiatra britânico Richard Friedman, a amígdala -a parte do cérebro que regula a ansiedade e o desassossego – deixa de funcionar durante a cópula. Quando esta acaba, volta a nos lembrar que os problemas ainda estão lá. Por isso que, nesse sentido, para Friedman, a disforia postcoital seria um efeito colateral de volta para a realidade biológica natural depois do clímax.

Resultado de imagem para tristeza depois do orgasmo

Sem distinção de sexos
Embora todos os estudos a respeito, de acordo com a terapeuta de casal, analisam esse fenômeno em mulheres (uma pesquisa, em 2004, publicada no International Journal of Sex Health estabeleceu que até 10% das mulheres sofriam de forma habitual) “a disforia postcoital não faz distinção de sexos”. Os homens também choram depois do sexo, o que acontece que socialmente a mulher lhe deu permissão para chorar e o homem não”, enfatiza. Ele também coloca que utilizar womax  pode diminuir essa sensação ruim pós sexo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *